David de Michelangelo.

Hoje na História: 1504 – David, obra-prima de Michelangelo, torna-se baluarte em praça pública de Florença

 

Estátua passou a simbolizar a defesa das liberdades civis consagradas em uma cidade-estado independente

David, obra-prima da escultura renascentista esculpida entre 1501 e 1504 do gênio da arte Michelangelo Buonarotti, foi colocada em praça pública, fora do Palazzo della Signoria, sede do governo civil, em Florença, no dia 8 de Setembro de 1504.

É uma escultura de vulto, feita em mármore, mediante técnica de moldagem. Mede 5,17 metros. A estátua representa Davi, o herói bíblico, tema preferido na arte de Florença. Originalmente criado como parte de uma série de estátuas dos profetas para ser posicionado ao longo do extremo leste da Catedral de Florença, a estátua.
Wikicommons

David simboliza a defesa das liberdades civis consagradas em uma cidade-estado independente

Devido à natureza do herói que representava, logo passou a simbolizar a defesa das liberdades civis consagradas na República de Florença, uma cidade-estado independente, ameaçada pelos mais poderosos estados rivais e pela hegemonia da família Medici.

A estátua foi movida para o Museu da Academia em Florença, em 1873 e, mais tarde substituído por uma réplica. Em 12 de Novembro de 2010, uma réplica de fibra de vidro do David foi instalada no telhado da Catedral de Florença por um único dia.

Wikicommons

Expressão facial de David foi um marco na História da Arte

Nesse dia ocorreu a disputa pela posse da estátua. Com base numa análise de documentos históricos, o Ministério da Cultura Italiana federal reivindicou a posse da estátua em oposição à cidade de Florença, onde sempre esteve localizada. Florença imediatamente se opôs à pretensão.

Hoje na História: 1789 – Assembleia Nacional Constituinte proclama abolição dos direitos feudais

Hoje na História: 1955 – Morre Carmen Miranda em Beverly Hills, Hollywood

Hoje na História: 1305 – Guerreiro escocês William Wallace é executado por se opor ao rei inglês

Michelangelo recebeu um salário mensal e um prazo de dois anos. Disseram-lhe ainda que, se seus patronos florentinos gostassem do resultado, receberia um pagamento adicional. Fiel à rapidez com que trabalhava, concluiu o trabalho antes do prazo.

Um grupo de notáveis artistas florentinos decidiu que a escultura deveria ser colocada em frente ao Palazzo Vecchio, na Piazza della Signoria. Na calada da noite, a enorme estátua saiu do ateliê, nas proximidades da catedral.

A escultura era tão grande que uma parte da parede teve de ser demolida para que ela passasse. Foram necessários 40 homens e quatro dias para levar a estátua a seu destino, apoiada em andaimes e cordas e carregada sobre cilindros. Na noite em que a escultura foi revelada ao público alguém atirou-lhe uma pedra, possivelmente em ato de solidariedade política com Donatello, cuja estátua Judite e Holofemes (1460) estava sendo substituída pelo Davi de Michelangelo.

O David de Michelangelo difere das representações anteriores. Nesta escultura, David segura a arma com que matou o gigante Golias, uma funda. A Bíblia conta que Davi valeu-se da funda para acertar-lhe uma pedra na cabeça, fazendo-o cair, para mais tarde o degolar.  O herói bíblico não é representado com a cabeça do Golias morto, como em Donatello ou nas estátuas de Verrocchio. Nenhum artista florentino anterior tinha omitido o gigante completamente.

O contraste entre a sua expressão intensa e sua calma sugere que David já tinha tomado uma decisão de lutar contra Golias.  É uma representação do momento entre a escolha consciente e a ação consciente. Em vez de parecer vitorioso sobre um inimigo muito maior do que ele, o rosto de David olha de maneira decidida para combate.

Os tendões no seu pescoço parecem tensos, os músculos apertados, a testa franzida, e os olhos parecem centrar-se atentamente sobre algo à distância. As veias saltam da sua mão direita abaixada, mas o corpo tem uma pose descontraída. Carrega a atiradeira sobre o ombro esquerdo. O artista examinou a anatomia humana em detalhes para compor a estátua.

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS AO SITE:http://operamundi.uol.com.br/conteudo/historia/31094/hoje+na+historia+1504++david+obra-prima+de+michelangelo+torna-se+baluarte+em+praca+publica+de+florenca.shtml

David em Florença
David ou Davi é uma das esculturas mais famosas do artista renascentista Michelangelo. O trabalho retrata o herói bíblico com realismo anatômico impressionante, sendo considerada uma das mais importantes obras do Renascimento e do próprio autor. A escultura atualmente encontra-se em Florença, na Itália, cidade que originalmente encomendou a obra.
É uma estátua em mármore e mede 5,17 m (cinco metros e dezessete centímetros). Devido à genialidade que sempre foi atribuída à obra, ela foi escolhida como símbolo máximo da República de Florença.
Michelangelo levou três anos para concluir a escultura (começou-a em 1501 e concluiu-a em 1504, revelando-a no dia 8 de setembro). Michelangelo é considerado nesta obra uma espécie de inovador, pois retrata a personagem não após a batalha contra Golias (como Donatello e Verrochio antes dele fizeram), mas no momento imediatamente anterior a ela, quando David está apenas se preparando para enfrentar uma força que todos julgavam ser impossível de derrotar. Michelangelo neste trabalho usou o realismo do corpo nu e o predomínio das linhas curvas.
A obra pode ser admirada na Accademia di Belle Arte, em Florença.

 

Esta é a famosa escultura de Michelangelo, com 5,5m de altura e criada em 1504, quando o artista tinha apenas 29 anos de idade. Michelangelo dizia que sua criação lutava para se libertar da pedra, chegando a declarar que “ele só tirava as sobras, pois a estátua já estava lá”. Davi tinha uma importância muito especial para Michelangelo. Davi, símbolo de sua luta contra o Destino, como Davi ante Golias.
Uma comissão de artistas, entre os quais estavam nada menos que Leonardo da Vinci, Botticelli, Filippino Lippi e Perugino, interroga Michelangelo sobre o lugar onde deveria ficar a estátua que deslumbra a todos que a contemplam. A resposta do mestre é segura: “na praça central de Florença, defronte ao Palazzo della Signoria”. E para esse local a obra foi transportada. Entretanto, o povo da cidade, chocado com a nudez da figura, lapidou a estátua, em nome da moral. Hoje há uma réplica neste local, pois a peça original se encontra protegida na Galeria dell’Accademia, em Florença (Firenze) – Itália.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *