Fale Conosco:
✓
Mensagem enviada com sucesso!
Prezado(a) NOME. Obrigado por entrar em contato,
Informamos que recebemos sua mensagem, e que vamos responder o mais breve possível.
Atenciosamente Curso de Redação - Priscila Germosgeschi.
FECHARAguarde, carregando...
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=KeyKxTr8K3w
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=Ps_yY29v5g8
Há 30 anos, uma história que transformaria a realidade de crianças e adolescentes com câncer era iniciada. Dr. Algemir Lunardi Brunetto, um dos fundadores do Instituto do Câncer Infantil e hoje Superintendente da instituição, retornou da Inglaterra em 1990 após um período de especialização e, após se deparar com o sistema de saúde brasileiro, percebeu que algo precisava ser feito. Foi assim que, junto ao jornalista Lauro Quadros e a outros parceiros, o projeto da construção de um centro de referência começou a ser idealizado. Desde o princípio, o objetivo foi oferecer a crianças e adolescentes com câncer a melhor oportunidade de vencer a doença.
Os anos foram passando e, com o apoio de muitos parceiros engajados com a causa, o ICI seguiu crescendo para que mais pacientes e famílias fossem beneficiados. O primeiro grande objetivo conquistado foi a construção do Serviço de Oncologia Pediátrica no Hospital de Clínicas de Porto Alegre em 1995, com 27 leitos disponibilizados à crianças e adolescentes com câncer.
No ano seguinte, o desafio era minimizar o abandono do tratamento de pacientes com família no interior ou em outras localidades, sem condições de hospedagem em Porto Alegre. Assim, em 1996, o ICI contou novamente com a contribuição da comunidade e de parceiros para a construção da Casa de Apoio, localizada nas dependências do Hospital de Clínicas.
O ICI não parou por aí. A cada ano, há a necessidade de crescer e expandir os serviços na área assistencial e de pesquisas científicas para seguir com a missão de salvar mais vidas. Durante quase três décadas de história, os progressos vieram com a inauguração de uma nova Sede, novas parcerias com hospitais e centros de referência, eventos, projetos e ações para que a instituição possa proporcionar todo o auxílio necessário para a continuidade do tratamento. Trabalhando com transparência e coragem, o ICI é de todos e para todos. A união de voluntários, colaboradores, diretores e de toda a sociedade nos permite ir além em prol desta causa tão importante.
Pesquisa científica:
Com o objetivo de gerar novos conhecimentos que possam ser utilizados para aumentar as chances de cura das crianças em nosso país e no mundo, o ICI investe em pesquisas relacionadas ao câncer infantojuvenil desde 1996.
A Oncologia Pediátrica é uma especialidade carente de recursos e o apoio para a condução de estudos clínicos e de pesquisa básica no Brasil é realizado principalmente através de grupos cooperativos ou ligados a instituições filantrópicas. O ICI acredita ser papel da instituição preencher esta lacuna, de modo a permitir que novos avanços na cura desta doença possam ser alcançados.
Compartilhar a geração de novos conhecimentos por meio de pesquisas com dedicação e responsabilidade tem sido um dos grandes propósitos do ICI nos últimos anos. A entidade luta contra a falta de recursos no país e no mundo para investimento em oncologia pediátrica, absolutamente necessários para o andamento dos projetos, o que certamente caberia também aos governos e indústria farmacêutica maior incentivo na área infantojuvenil. Mesmo assim, segue buscando alternativas, sempre com o propósito de expandir o benefício do conhecimento científico à população através de parcerias com a iniciativa privada.
Fonte: https://ici.ong/quem-somos/
Instituto do Câncer Infantil vence prêmio de Melhor ONG 2023
O Instituto do Câncer Infantil, de Porto Alegre, recebeu o prêmio de Melhor ONG do Brasil 2023, concedido pelos institutos Doar e O Mundo que Queremos desde 2017. A ONG também venceu o prêmio na categoria Saúde.
Fundado em 1991 pelo oncologista Algemir Brunetto, o ICI apoia e viabiliza o tratamento de câncer de crianças no Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Foi responsável pela construção do Serviço de Oncologia Pediátrica e da Casa de Apoio para familiares de pacientes no hospital.
A premiação avalia critérios como gestão, prestação de contas, estratégia de arrecadação e de atuação, e envolve ainda categorias regionais e setoriais (causas). A cerimônia acontece esta noite em uma cerimônia no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo.
Fonte: https://oglobo.globo.com/blogs/capital/post/2023/12/instituto-do-cancer-infantil-vence-premio-de-melhor-ong-2023.ghtml