MADEIRA TRANSPARENTE PODE SUBSTITUIR O VIDRO

Cientistas criam madeira transparente que pode substituir o vidro

 
 

Pesquisadores da sueca KTH Royal Institute of Technology desenvolveram um novo material transparente que poderá um dia ajudar a trazer mais luz natural em suas residências e assim reduzir o uso da iluminação artificial. O material também pode ser usado em janelas com placas fotovoltaica acrescentando um benefício extra para os proprietários consciente de energia.

 

É a versão digamos que futurista da madeira, um dos melhores e mais baratos materiais de construção do mundo.

“A madeira transparente é um excelente material para substituir o vidro na confecção de painéis solares, uma vez que ela é produzida a partir de um recurso barato, abundante e renovável”, disse o pesquisador Lars Berglund, chefe do Centro Wallenberg de Ciências da Madeira no KTH.

Lars Berglund, chefe do Centro Wallenberg de Ciências da Madeira no KTH.
Lars Berglund, chefe do Centro Wallenberg de Ciências da Madeira no KTH.

Como foi criada?

 

Para criar a madeira transparente, os pesquisadores desenvolveram um processo químico de remoção da lignina, um componente natural da parede celular da madeira. Quando você extrai a lignina, a madeira se torna branca. A superfície porosa branca é então revestida com um polímero transparente com propriedades óticas.

O efeito de transparência é obtido através de tecnologias de manipulação em escala atômica e molecular. O resultado como você pode ver nas imagens abaixo é uma lâmina de madeira natural, mas visualmente transparente.

 

Os pesquisadores usaram madeira do pinheiro e do pau de balsa para os testes iniciais.

Economia 

Com a nova madeira, espera-se reduzir os custos energéticos. O estudo dos pesquisadores destacam que o uso de energia em casas e edifícios, que inclui iluminação artificial, ar- condicionados  e aquecimento de água, representa aproximadamente entre 30 e 40% do consumo total de energia.

Aplicação

O estudo destaca que será possível construir janelas, paredes e fachadas de casas que sejam, ao mesmo tempo, painéis solares.

Próximos passos

O próximo passo dos pesquisadores do KTH será desenvolver o grau de transparência da madeira, e aperfeiçoar o processo de produção do novo material. Pesquisadores calculam que a fabricação da madeira transparente em escala comercial poderá ser iniciada dentro dos próximos anos.

Vamos torcer, não é mesmo?

Todos os direitos reservados ao site: http://engenhariae.com.br/tecnologia/cientistas-criam-madeira-transparente-que-pode-substituir-o-vidro/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *