Índios Munduruku: tecendo a resistência.

 

Índios Munduruku: Tecendo a Resistência
O filme documenta o crescimento de sua resistência, que de diferentes formas sempre existiu, inclusive entre as mulheres, que têm papel fundamental n

 

“Índios Munduruku: Tecendo a Resistência” [Completo] from MiráPorã on Vimeo.

O governo brasileiro está planejando construir um grande número de barragens hidrelétricas nos rios da Amazônia, destruindo a biodiversidade e interrompendo o modo de vida de milhares de índios e populações locais. Agora que as obras da gigante barragem de Belo Monte, no rio Xingu, estão a todo vapor,  avança de maneira acelerada o próximo passo do megaprojeto:  uma série de barragens no rio Tapajós. Mas as mais de 12.000 pessoas do povo Munduruku, temidos como guerreiros e gueirreiras, estão mobilizados.

O documentário mostra a vida em uma aldeia Munduruku, onde as tarefas tradicionais são praticadas diariamente e as crianças crescem com uma liberdade admirável. O filme documenta o crescimento de sua resistência, que de diferentes formas sempre existiu, inclusive entre as mulheres, que têm papel fundamental nessa luta, e que agora também estão se levantando como guerreiras na articulação contra as barragens hidrelétricas.

Este documetário foi produzido de forma independente, com apoio de algumas organizações, grupos da região do Tapajós e lideranças Munduruku. Toda a pós-produção foi executada graças ao trabalho colaborativo e em solidariedade à luta do povo Munduruku.

Aos interessados, o Comitê Paulista de Solidariedade à Luta pelo Tapajós organiza nesta quinta-feira, 19 de novembro às 19 horas, um debate com participação de lideranças do povo Muduruku na Casa da Largatixa Preta, em Santo André

 

 

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS AO SITE Fonte: http://www.diplomatique.org.br/multimidia.php?id=104

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *