Filmes históricos

Segue abaixo a sugestão de 30 filmes históricos que contribuirão muito com o seu repertório cultural e, consequentemente, com a sua dissertação.

FILMES   filme

1. A CASA DOS ESPÍRITOS (Temas: Chile, século XX na América Latina, Regimes Militares, Salvador Allende).

Sinopse: Baseado na novela da escritora Isabel Allende. A história é contada em flashback, a partir da visita de Blanca (Winona Ryder) à antiga fazenda de sua família. O pai dela é Esteban Trueba (Jeremy Irons), fazendeiro que construiu sua fortuna do nada e se casou com Clara (Meryl Streep), que tem dons adivinhatórios e vem de uma família de mulheres fortes. O filme mostra as alianças de uma família desde seus dias tranqüilos na década de 20 até as turbulências vividas nos anos 70. Pararelo ao desenrolar dos acontecimentos políticos da época, a história pessoal de cada membro da família toma um curso diferente, transformando com os desejos, romances e tragédias.

2. OLGA (Temas: Chile, século XX na América Latina, Regimes Militares, Salvador Allende).

Sinopse: Filme baseado na história real de Olga Benario (Camila Morgado), uma comunista alemã naturalizada brasileira, esposa de Luís Carlos Prestes (Caco Ciocler). Na época da ditadura Vargas (de 1930 a 1945), ela foi presa e enviada à Alemanha tomada pelo nazismo, onde morreu em um campo de concentração.

3. O JULGAMENTO DE NUREMBERG (Temas: Nazismo, Holocausto, 2ª Guerra Mundial, crimes de guerra).

Sinopse: Com o fim da Segunda Guerra Mundial, os países aliados reuniram-se em Nuremberg, na Alemanha, para decidirem o destino de oficiais nazistas, julgados por seus bárbaros crimes cometidos nos campos de concentração em nome da loucura do III Reich. Entre eles está o notório Hermann Goering (Brian Cox). Com os ombros pesados pela responsabilidade e todos os olhos do mundo voltados para aquela corte, o promotor Robert Jackson (Alec Baldwin) questiona os direitos dos acusados.

4. GERMINAL (Temas: Revolução Industrial, formação do operariado, luta de classes).

Sinopse: “Germinal” retrata o processo de gestação e maturação de movimentos grevistas e de uma atitude mais ofensiva por parte dos trabalhadores das minas de carvão do século 19 na França em relação à exploração de seus patrões. Baseado na obra de Émile Zola.

5. TEMPOS MODERNOS (Temas: operariado, início do século XX, consequências da Crise de 1929, luta de classes, sociedade industrial)

Sinopse: Charlie Chaplin elabora uma contundente crítica à sociedade norte-americana da década de 1930, destacando os efeitos da cultura industrial para o psicológico das pessoas submetidas ao ritmo frenético das grandes cidades.

6. MOHHAMAD: O MENSAGEIRO DE ALLAH (Temas: Religião)

Sinopse: História épica sobre o nascimento da fé Islâmica e da história do profeta Maomé (Mohammad).

7. LUTERO (Temas: Reformas Religiosas, Idade Moderna, crise do feudalismo, crise da Igreja Católica Apostólica Romana)

Sinopse: O filme relata a luta de Lutero na defesa de suas 95 Teses contra os desvios morais de parte do clero da época. Sofrendo uma forte perseguição por parte do Papa e do imperador do Sacro Império Romano Germânico, Lutero enfrenta o exílio e a condenação como herege em sua busca pelo que considerava a purificação da fé cristã.8. TERRA EM TRANSE (Temas: Regime Militar, participação política, papel da mídia na sociedade, política).
Sinopse: Sinopse
Num país fictício chamado Eldorado, o jornalista e poeta Paulo (Jardel Filho) oscila entre diversas forças políticas em luta pelo poder. Porfírio Diaz (Paulo Autran) é um líder de direita, político paternalista da capital litorânea de Eldorado. Dom Felipe Vieira (José Lewgoy) é um político populista e Julio Fuentes (Paulo Gracindo), o dono de um império de comunicação. Em uma conversa com a militante Sara (Glauce Rocha), Paulo conclui que o povo de Eldorado precisa de um líder e que Vieira tem os pré-requisitos para a missão. Grande clássico do Cinema Novo, o filme faz duras críticas à ditadura.

9. DEUS E O DIABO NA TERRA DO SOL (Temas: Cangaço, coronelismo, mandonismo, beatismo, milenarismo, literatura de cordel).

Sinopse:O argumento de Deus e o Diabo na Terra do Sol é uma síntese de fatos e personagens históricos concretos (o cangaço e o mandonismo local dos coronéis no Nordeste, o beatismo ou misticismo de base milenarista, a literatura de Cordel, Lampião e Corisco, Euclides da Cunha e Guimarães Rosa, Antônio Conselheiro e Antônio Pernambucano (jagunço ou assassino de encomenda de Vitória da Conquista). O vaqueiro Manuel se revolta contra a exploração de que é vítima por parte do coronel Morais e mata-o durante uma briga. Foge com a esposa Rosa da perseguição dos jagunços e acaba se integrando aos seguidores do beato Sebastião, no lugar sagrado de Monte Santo, que promete a prosperidade e o fim dos sofrimentos através do retorno a um catolicismo místico e ritual. Ao presenciar o sacrifício de uma criança, Rosa mata o beato. Ao mesmo tempo, o matador de aluguel Antônio das Mortes, a serviço dos coronéis latifundiários e da Igreja Católica, extermina os seguidores do beato. Em nova fuga, Manoel e Rosa se juntam a Corisco, o diabo loiro, companheiro de Lampião que sobreviveu ao massacre do bando. Antônio das Mortes persegue de forma implacável e termina por matar e degolar Corisco, seguindo-se nova fuga de Manoel e Rosa, desta vez em direção ao mar. (Fonte: site Tempo de Glauber).

10. O GRANDE DITADOR (Temas: Holocausto, Nazismo, 2ª Guerra Mundial).

Sinopse:Em meio a Segunda Grande Guerra Mundial, judeus estavam sendo esmagados pelo preconceito alemão. Chaplin, genialmente, interpreta os dois protagonistas da história: o ditador Adenoid Hynkel (em clara referência a Hitler) e o barbeiro Judeu. Irônico e atrevido, este filme lhe criou também uma obra-prima única com uma das melhores mensagens anti-guerra já transmitidas ao homem.

11. O NOME DA ROSA (Temas: Idade Média, Santa Inquisição, Censura)

Sinopse: Romance de estréia do crítico literário italiano, Umberto Eco, O Nome da Rosa é uma narrativa policial, ambientada em um mosteiro da Itália medieval. A morte de sete monges, ao longo de sete dias e noite… Inspirado em Sherlock Holmes, o personagem principal, William de Baskerville, procurará desvendar esses assassinatos em meio ao rigor e à censura da época.
O filme “O nome da Rosa” trata da história ocorrida no ano de 1327 — Século XIV – num Mosteiro Beneditino Italiano que continha, na época, o maior acervo Cristão do mundo. Poucos monges tinham o acesso autorizado, devido às relíquias arquivadas naquela Biblioteca.

 

12. HOTEL RUANDA (Temas: Áfria, guerra civil, conflitos étnicos)

Sinopse: Em 1994 um conflito político em Ruanda levou à morte de quase um milhão de pessoas em apenas cem dias. Sem apoio dos demais países, os ruandenses tiveram que buscar saídas em seu próprio cotidiano para sobreviver. Uma delas foi oferecida por Paul Rusesabagina (Don Cheadle), que era gerente do hotel Milles Collines, localizado na capital do país. Contando apenas com sua coragem, Paul abrigou no hotel mais de 1200 pessoas durante o conflito.

13. MUNIQUE (Temas: Questão Palestina, terrorismo, jogos olímpicos)

Sinopse: O ponto de partida para o filme corresponde aos trágicos acontecimentos ocorridos durante os Jogos Olímpicos de 1972, realizados em Munique. A 5 de Setembro, oito palestinianos mascarados (autodenominado “grupo Setembro Negro“) invadiram a aldeia olímpica, mataram dois atletas israelitas e raptaram outros nove. Depois exigiram a saída em segurança do país e a libertação de alguns prisioneiros árabes. No entanto, quando chegaram ao aeroporto foram confrontados com a polícia alemã e desse confronto resultou a morte dos nove reféns.No rescaldo desses trágicos acontecimentos, o governo de Israel da época, liderado por Golda Meir, deu ao Mossad, a agência secreta israelense, uma missão especial: perseguir e eliminar os palestinianos responsáveis pela morte dos onze atletas israelitas em qualquer parte do mundo. Ephraim (Geoffrey Rush) é o homem que vai recrutar Avner (Eric Bana) e uma equipa de mais quatro homens – Steve (Daniel Craig), Carl (Ciarán Hinds), Robert (Mathieu Kassovitz) e Hans (Hanns Zischler) – para executarem essa terrível missão.

15. BARÃO DA MAUÁ (Temas: Segundo Império, industrialização do Brasil, século XIX).

Sinopse: O filme mostra a infância, o enriquecimento e a falência de Irineu Evangelista de Sousa (1813–1889), o empreendedor gaúcho mais conhecido como barão de Mauá, considerado o primeiro grande empresário brasileiro, responsável por uma série de iniciativas modernizadoras para economia nacional, ao longo do século XlX.

16. VALSA COM BASHIR (Temas: Guerra do Líbano, Oriente Médio)

Sinopse: Depois de conversar com um amigo sobre a participação deles na Guerra do Líbano no começo da década de 80, o diretor Ari se dá conta de que há uma grande lacuna na sua memória referente àquela época. Ele resolve, então, sair em busca de seus ex-companheiros de exército israelense para reconstruir o que viveram e o que realmente aconteceu naquele período de tempo. Cada conversa lhe traz novas lembranças e imagens do horror que vivera. Feito todo em animação, é um filme que encontra uma forma interessante de relatar massacres e crueldades de conflitos no Oriente Médio. Tema extremamente forte, tratado com sobriedade e com um final chocante.

17. O ENIGMA DE KASPAR HAUSER

Sinopse: Kaspar Hauser é um jovem que foi trancado a vida inteira num cativeiro, desconhecendo toda a existência exterior. Quando ele é solto nas ruas sem motivo aparente, a sociedade se organiza para ajudar Kaspar, que sequer conseguia falar ou andar, mas este logo acaba se tornando uma atração popular. Baseado em uma história real. Este filme é de domínio público.

18. ACROSS THE UNIVERSE (Temas: contra-cultura, pacifismo, guerra do Vietnã, anos 1960, Beatles)

Sinopse: O filme começa em Liverpool, de onde o inglês Jude (Jim Sturgess) decide partir para os EUA em busca de seu pai. Lá ele conhece Max (Joe Anderson), um estudante rebelde. Torna-se seu amigo e se apaixona por sua irmã (Evan Rachel Wood). Esta por sua vez, acaba envolvendo com emergentes movimentos de contra-cultura, da psicodelia aos protestos contra a Guerra do Vietnã. Ao som das canções dos Beatles, o filme é um musical sobre liberdade, paz e juventude.

19. BOM DIA VIETNÃ (Tema: Guerra do Vietnã, liberdade de expressão)

Sinopse: Robin Williams interpreta Adrian Cronauer, um DJ que em seu programa diário de rádio satiriza a estupidez da Guerra do Vietnã, desencadeando uma forte oposição dos seus superiores.

20. MINHA AMADA IMORTAL (Tema: biografia de Ludwig van Beethoven)
21. O DIÁRIO DE ANNE FRANK (Temas: Holocausto, 2ª Guerra Mundial, nazismo)

Sinopse: o diário de uma garota judia de treze anos de idade, chamada Anne Frank. Para escapar aos horrores da perseguição nazista, Otto Frank (Joseph Schildkraut) escondeu sua esposa (Gusti Huber) e suas duas filhas, Anne (Millie Perkins) e Margot (Diane Baker) em um sótão desocupado em Amsterdã por dois anos. Lá, também escondidos, estavam o Sr. e Sra. Van Daan (Lou Jacobi & Shelly Winters), seu filho Peter (Richard Beymer) e um dentista, o Sr. Dussel (Ed Wynn).
Em seu diário, Anne registra as dificuldades e medos das pessoas à sua volta que tentavam viver uma vida normal mesmo confinados no minúsculo sótão, estando todo o tempo sob ameaça de serem descobertos pela Gestapo.

 

22. O MENINO DO PIJAMA LISTRADO (Temas: Holocausto, Segunda Guerra Mundial, nazismo)

Sinopse: Alemanha, Segunda Guerra Mundial. O menino Bruno (Asa Butterfield), de 8 anos, é filho de um oficial nazista (David Tewlis) que assume um cargo importante em um campo de concentração. Sem saber realmente o que seu pai faz, ele deixa Berlim e se muda com ele e a mãe (Vera Farmiga) para uma área isolada, onde não há muito o que fazer para uma criança com a idade dele. Os problemas começam quando ele decide explorar o local e acaba conhecendo Shmuel (Jack Scanlon), um garoto de idade parecida, que vive usando um pijama listrado e está sempre do outro lado de uma cerca eletrificada. A amizade cresce entre os dois e Bruno passa, cada vez mais, a visitá-lo, tornando essa relação mais perigosa do que eles imaginam.

23. A ONDA (Temas: III Recih, Regimes Totalitários)

Sinopse: o filme tem início com o professor de história Burt Ross explicando aos seus alunos a atmosfera da Alemanha, em 1930, a ascensão e o genocídio praticado pelos nazistaS. Os questionamentos dos alunos levam o professor a realizar uma arriscada experiência pedagógica que consiste em reproduzir na sala de aula alguns clichês do nazismo: usariam o slogan “Poder, Disciplina e Superioridade”, um símbolo gráfico para representar “A onda”, O professor Ross se declara o líder do movimento da “onda”, exorta a disciplina e faz valer o poder superior do grupo sobre os indivíduos. Os estudantes o obedecem cegamente. A tímida recusa de um aluno o obriga a conviver com ameaças e exclusão do grupo. A escola inteira é envolvida no fanatismo d’A onda, até que um casal de alunos mais consciente alerta ao professor ter perdido o controle da experiência pedagógica que passou ao domínio da realidade cotidiana da comunidade escolar. O desfecho do filme é dado pelo professor ao desmascarar a ideologia totalitária que sustenta o movimento d’A onda , denuncia aos estudantes o sumiço dos sujeitos críticos diante de poder carismático de um líder e do fanatismo por uma causa

 

24. O Dia Seguinte (The Day After. Temas: Guerra Fria, corrida armamentista, hecatombe nuclear)

Sinopse: Década de 1980, auge da guerra fria. Em meio à vida cotidiana e normal são apresentados ao espectador os fatos que culminam na tão temida guerra “quente”. A família do Dr. Oakes (Jason Robards) vive em Lawrense, uma pequena cidade do Estado americano de Kansas. Ao mesmo tempo, uma crise diplomática se agrava entre os EUA e a URSS após esta ter invadido a parte ocidental de Berlim, Alemanha. Em resposta, a OTAN envia para a área de conflito todo seu arsenal. As forças contrárias iniciam então ações militares de combate que vão se intensificando e agravando a situação, até que é usada pela primeira vez arma nuclear de pequena potência sobre o QG da OTAN na Europa. A partir daí há o desencadeamento da guerra nuclear total entre os americanos e os soviéticos, com consequências desastrosas para ambos os lados.25. Descartes (Tema: Filosofia)

Sinopse: Biografia de René Descartes.

26. A Revolução dos Bichos (Temas: George Orwell, ditadura, socialismo real)

Sinopse: Inspirado no best-seller de George Orwell, o filme faz uma crítica ao socialismo real e à ditadura stalinista.

27. Gandhi (Temas: pacifismo. Racismo, descolonização afro-asiática).
Sinopse: África do Sul, 1893. Após ser expulso da 1ª classe de um trem, o jovem e idealista advogado indiano Mohandas Karamchand Gandhi (Ben Kingsley) inicia um processo de auto-avaliação da condição da Índia, que na época era uma colônia britânica, e seus súditos ao redor do planeta. Já na Índia, através de manifestações enérgicas, mas não-violentas, atraiu para si a atenção do mundo ao se colocar como líder espiritual de hindus e muçulmanos.

 

28. O mundo de Sofia (Temas: história da filosofia).

Sinopse: filme baseado no livro O mundo de Sofia, de Jostein Gaarder.

29. O clube do imperador (Temas: educação)

Sinopse: William Hundert (Kevin Kline) é um professor da St. Benedict’s, uma escola preparatória para rapazes muito exclusiva que recebe como alunos a nata da sociedade americana. Lá Hundert dá lições de moral para serem aprendidas, através do estudo de filósofos gregos e romanos. Hundert está apaixonado por falar para os seus alunos que “o caráter de um homem é o seu destino” e se esforça para impressioná-los sobre a importância de uma atitude correta. Repentinamente algo perturba esta rotina com a chegada de Sedgewick Bell (Emile Hirsch), o filho de um influente senador. Sedgewick entra em choque com as posições de Hundert, que questiona a importância daquilo que é ensinado. Mas, apesar desta rebeldia, Hundert considera Sedgewick bem inteligente e acha que pode colocá-lo no caminho certo, chegando mesmo a colocá-lo na final do Senhor Julio Cesar, um concurso sobre Roma Antiga.

30. Adeus, Lenin (Tema: fim do Socialismo Real na Alemanha Oriental).

Sinopse: Em 1989, pouco antes da queda do muro de Berlim, a Sra. Kerner (Katrin Sab) passa mal, entra em coma e fica desacordada durante os dias que marcaram o fim do regime socialista na Alemanha Oriental. Quando ela desperta, em meados de 1990, sua cidade, Berlim Oriental, está sensivelmente modificada. Seu filho Alexander (Daniel Brühl), temendo que a excitação causada pelas drásticas mudanças possa lhe prejudicar a saúde, decide esconder-lhe os acontecimentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *