ESCOLA PÚBLICA GANHA GRAFITES EM SALA DE AULA

Escola pública de Guarulhos ganha grafites em salas de aula

Diretoria de colégio estadual fechou parceria com artistas para colorir todas as salas da unidade.


 
 
Grafite toma conta das paredes de uma escola estadual de Guarulhos (SP)

Grafite toma conta das paredes de uma escola estadual de Guarulhos (SP)

Tudo foi feito em um único final de semana e a partir da amizade entre o coordenador pedagógico da escola, Fábio Porto, e o grafiteiro Ricardo Silva de Santana, mais conhecido como Célio.

“Eu o convidei a fazer o grafite no muro da minha casa, né. E aí, ele comentou que queria expandir esse projeto até para dentro da escola (…) Conversando com a equipe gestora, com os professores, eles gostaram da ideia”, conta Fábio.

De acordo com Célio, o intuito da iniciativa é “transformar o aluno, a mente do aluno, através da arte”. “Transmitir para os alunos que aqui é o lugar onde eles aprendem, onde eles vão ter uma vida social, uma vida cultural”, completou o grafiteiro.

 

Paredes de salas de aula foram grafitadas por artistas na Grande SP (Foto: Reprodução/TVGlobo)Paredes de salas de aula foram grafitadas por artistas na Grande SP (Foto: Reprodução/TVGlobo)

Paredes de salas de aula foram grafitadas por artistas na Grande SP (Foto: Reprodução/TVGlobo)

Cada uma das salas de aula da escola foi grafitada por um artista diferente. O projeto foi batizado de “Voltando à Escola” e nenhum dos artistas quis cobrar pelos trabalhos. “Gostaria de ter tido isso na minha época. Poder virar as costas e ver (…) me ajudaria muito mais a voltar à criatividade, a buscar a arte”, explica Hélio Marques Silva, um deles.

 

A mudança repentina no visual do ambiente de ensino pegou os alunos de surpresa, mas agradou. “Quando cheguei aqui, eu vi assim tudo colorido. Bem interessante isso daí”, disse o estudante Caíque Morais Eduardo, de 14 anos. “Eu gostei muito. Queria tipo seguir o trabalho deles”, concorda o colega Cauê Prata, de 13.

Para a diretora da escola, Fernanda Canossa, a iniciativa vem se mostrando um sucesso até aqui e pode até ajudar a descobrir novos talentos para o grafite. “Vão surgindo meninos aí nesse meio que se identificam com a arte”, afirmou.

Segundo a Secretaria de Educação, todas as escolas estaduais têm autonomia e podem fazer parcerias como a da Escola Benedita de Oliveira Ale.

 

Salas foram coloridas pela tinta de grafiteiros em Guarulhos (Foto: Reprodução/TVGlobo)Salas foram coloridas pela tinta de grafiteiros em Guarulhos (Foto: Reprodução/TVGlobo)

Salas foram coloridas pela tinta de grafiteiros em Guarulhos (Foto: Reprodução/TVGlobo)

Fonte: http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/escola-publica-de-guarulhos-ganha-grafites-em-salas-de-aula.ghtml

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *