Dados sobre Aids no Brasil.

Ministério divulga dados sobre Aids no País nesta segunda (1º)

DST

Além dos números sobre a doença, ministério lança campanha publicitária para chamar atenção sobre os 30 anos da luta contra a Aids no Brasil
por Portal BrasilPublicado: 01/12/2014 08h00Última modificação: 01/12/2014 14h12

O Dia Mundial de Luta Contra a Aids é celebrado nesta segunda-feira (1º). Devido à data, hoje, às 14h, o ministro da Saúde, Arthur Chioro, apresenta os novos dados do Boletim Epidemiológico HIV-Aids 201.

Também será divulgada a campanha publicitária sobre o tema. A ação chama atenção para os 30 anos da luta contra a Aids no Brasil.

Entre 1980 e junho de 2012, segundo dados do Ministério da Saúde (MS), foram registrados 656.701 casos de Aids no Brasil, média de 36 mil casos por ano. Em relação aos óbitos, são registrados 11,5 mil por ano.

De acordo com o órgão, a epidemia brasileira é concentrada nas populações em situação de vulnerabilidade (homens que fazem sexo com homens -HSH-, travestis, profissionais do sexo e usuários de drogas).

Atualmente, o Ministério da Saúde estima que 530 mil pessoas vivam com HIV/Aids no país. Dessas, 135 mil não sabem ou nunca fizeram o teste. O teste rápido é a principal estratégia para o acesso ao diagnóstico.

Entre 2005 e 2011, o número de testes de HIV distribuídos e pagos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) dobrou: passou de 3,3 milhões para 6,3 milhões de unidades. Os testes oferecidos são produzidos por laboratórios públicos nacionais.

O teste rápido de Aids tem sido o maior investimento do Ministério da Saúde para o acesso ao diagnóstico durante o pré-natal, na atenção básica de saúde.

A cobertura de testagem anti-HIV em gestantes (2010/2011) é de 84%. A meta do governo é oferecer o teste para 100% das gestantes até 2015. De 2002 a 2011, O Brasil reduziu em 25% a incidência de Aids em menores de 5 anos.

Sobre o acompanhamento da doença, no Brasil, 217 mil pessoas têm acesso ao tratamento de forma gratuita. O Brasil fabrica 11 dos 20 medicamentos ARV usados no tratamento do HIV/Aids. Essa área responde por 780 milhões do 1,2 bilhão de recursos destinados ao combate às DST/Aids.

Em relação à prevenção, desde 2008, o País produz suas próprias camisinhas masculinas (100 milhões por ano) e as distribui gratuitamente.

Cuide bem de você e de todos os que você ama

A campanha do Ministério da Saúde não é a única que alerta para o vírus. “Cuide bem de você e de todos os que você ama. Faça o teste de HIV” é o tema deste ano da campanha organizada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por meio da Pastoral da Aids, realizada entre 29 de novembro e 1º de dezembro.

A divulgação está sendo realizada nas celebrações católicas em todo o país. A campanha, que ocorre em 11 mil paróquias e dioceses do Brasil, tem o padre Fábio de Melo como protagonista, inclui cartazes e outros materiais gráficos que mostram as razões para a realização do teste e que serão distribuídos nas igrejas, além de peças para rádio, tv e internet.

Fonte:
Portal Brasil, com informações do Ministério da Saúde

 

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS AO SITE:Fonte: http://www.brasil.gov.br/saude/2014/12/ministerio-divulga-dados-sobre-aids-no-pais-nesta-segunda-1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *