CONHEÇA O INSTITUTO RECICLAR


Reciclar - Desenvolver Potenciais e Inspirar Transformações Sociais

Em 1995, um grupo de empresários uniu-se em prol de um ideal comum: realizar um programa transformador que fosse economicamente viável, socialmente justo e ambientalmente correto. Dessa combinação nasceu o Instituto Reciclar, organização sem fins lucrativos que atende jovens em situação de vulnerabilidade e de risco social, tendo como princípios o desenvolvimento de competências socioemocionais, habilidades profissionais e conhecimentos técnicos que possibilitem sua inserção no mercado de trabalho e a construção de uma trajetória de vida pautada pelo protagonismo e por uma atuação positiva e responsável na sociedade.

 

Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=jh4IFu2rQIg&t=7s

 

QUEM SOMOS

Em 1995, um grupo de empresários uniu-se em prol de um ideal comum: realizar um programa transformador que fosse economicamente viável, socialmente justo e ambientalmente correto.

 

Dessa combinação nasceu o Instituto Reciclar, organização sem fins lucrativos que atende jovens em situação de vulnerabilidade e de risco social, tendo como princípios o desenvolvimento de competências socioemocionais, habilidades profissionais e conhecimentos técnicos que possibilitem sua inserção no mercado de trabalho e a construção de uma trajetória de vida pautada pelo protagonismo e por uma atuação positiva e responsável na sociedade.

 

Em conexão permanente com a inovação, com a transformação social e da percepção da singularidade que cada jovem traz em seu perfil e sua história, desenvolvemos em 2017 em parceria com a Comunidade Educativa CEDAC, uma metodologia educacional voltada para formar jovens engajados em promover mudanças positivas em suas vidas, nas famílias, no trabalho e na comunidade.
 

Nosso modelo educativo está fundamentado nos princípios de:

- Educação integral (Aprender a Ser; Aprender a Fazer; Aprender a Conhecer)

- Aprendizado relevante para a vida e para o trabalho

- Desenvolvimento socioemocional

- Respeito à singularidade

- Formação técnica de excelência

- Ambiente criativo, colaborativo e acolhedor

- Atuação em rede

 MANIFESTO

Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=gaGaAG5n0ac&feature=emb_title

Acreditamos que o desenvolvimento do Brasil depende de formarmos cidadãos atuantes, capazes de inspirar, pelo seu próprio exemplo, transformações sociais, econômicas e culturais positivas. Os jovens são o berço dessa mudança e a possibilidade de construirmos um futuro mais justo e próspero.

 

Investimos no desenvolvimento socioemocional e profissional de jovens com brilho nos olhos e vontade de ir além. Vamos juntos! Construímos, em conjunto com esses talentos, uma ponte entre seus sonhos de futuro e oportunidades de realização. Nos reinventamos cotidianamente nessa missão.

 

Preparamos jovens para empreender em suas vidas, no trabalho e na comunidade, ampliando a visão sobre vocação, habilidades e interesses, além de conectá-los às tendências do mundo do trabalho e da vida em sociedade.

 

O nosso desafio é o de promover mudanças e de mostrar que todos podem ser agentes de transformação.

 

Incentivar o trabalho e a construção em conjunto, promover o respeito à singularidade, proporcionar novas chances. É isso que faz de nós, do Reciclar, uma organização que desenvolve potenciais e inspira transformações sociais.

 

  • Propósito

    Desenvolver potenciais. Inspirar transformações sociais

  • Visão

    Ser referência na formação humana e profissional de jovens, contribuindo para a construção de um país mais justo e com mais oportunidades para todos.

  • Missão

    Desenvolver jovens para empreender na vida, no trabalho e na comunidade por meio de um modelo educativo inovador, qualificação técnica e apoio à empregabilidade.

  • Valores

    Transparência | Espirito colaborativo | Disposição para inovar | Respeito a singularidade | Trabalho em rede

NOSSA CONTRIBUIÇÃO PARA OS ODS - OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Trabalhamos pelo desenvolvimento sustentável do país e acreditamos em orientar nossa atuação pelo compromisso de promover a transformação social. É por isso que somos signatários do Pacto Global, maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, com mais de 13 mil membros em quase 80 redes locais, que abrangem 160 países. Além disso, nossa estratégia está alinhada com os ODS - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável definidos, em 2015, pela Organização das Nações Unidas. Ao todo, são 17 Objetivos, e a partir da nossa missão, nos dedicamos a cumprir cinco deles em particular.

Objetivo 1 - Erradicação da Pobreza:Erradicar a pobreza em todas as formas e em todos os lugares.

Objetivo 4 - Educação de Qualidade:Assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos

Objetivo 5 - Igualdade de Gênero:Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.

Objetivo 8 - Trabalho Decente e Crescimento Econômico:Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, o emprego pleno e produtivo e o trabalho decente para todos

Objetivo 10 - Redução da Desigualdades:Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles

Fonte: https://www.reciclar.org.br/pt/institucional/detalhes/QuemSomos

 

COMO ATUAMOS

Desde de 2017 a nossa metodologia de formação de jovens está baseada em atividades que promovem o aprendizado na prática, a partir de situações reais. A estratégia é investir em uma formação concisa e de qualidade para que os atendidos pelo programa se tornem agentes multiplicadores de transformação.

O nosso maior objetivo é ampliar a visão dos jovens sobre vocação, habilidades e interesses, além de conectá-los às tendências do mundo do trabalho e da vida em sociedade. Trabalhamos para formar jovens criativos, proativos e protagonistas de suas histórias.

Ao todo, são dois anos de Programa e um ano de Pós-Programa, que inclui mentoria e empregabilidade, o que proporciona ao jovem o acompanhamento de um profissional para apoiá-lo nos primeiros desafios do mercado de trabalho.

Para chegar a estes resultados, o Programa Reciclar se sustenta em quatro grandes pilares:
 

Oficinas Criativas de Soluções: 

Está no centro da metodologia do programa. Permite integrar, na prática, conhecimentos de diversas áreas, tendo problemas reais da comunidade como ponto de partida.

 

Projeto de Vida:

Nesta Oficina, o jovem recebe apoio para a escolha da profissão e do curso técnico, além de definir o seu plano para construção de uma carreira sólida.

 

Curso Técnico:

A partir do seu Projeto de Vida, o jovem inicia um curso técnico, junto à escolas de referência, na sua área de interesse, totalmente custeado pelo Reciclar. 

 

Mentoria e Apoio à Empregabilidade:

Para dar suporte ao jovem no início de sua trajetória profissional, o Reciclar destina um mentor para cada jovem: um profissional experiente que vai orientar escolhas e desafios, ajudando-o a fazer ajustes no projeto de vida.  

Conheça a jornada do jovem do Programa Reciclar:

1º ANO

OFICINA CRIATIVA DE SOLUÇÕES

Propicia o aprendizado por meio da gestão de projetos, tendo os problemas reais da comunidade como ponto de partida, com o objetivo de aproximar os jovens da realidade do mundo do trabalho.

PROJETO DE VIDA

O Jovem é estimulado a refletir sobre o que deseja para a sua vida, incluindo a carreira que quer seguir e, com o apoio dos educadores, começa a traçar seus planejamentos pessoal e profissional.

OFICINAS DE SUPORTE

Atividades pensadas para desenvolver novas habilidades dos jovens e aprimorar seus conhecimentos nas competências de português, matemática, raciocínio lógico e inglês, sempre com experiências práticas.

2º ANO

CURSO TÉCNICO

A partir do projeto de vida desenhado no primeiro ano do programa, o jovem inicia sua formação técnica, junto a escolas de referência, na sua área de interesse, totalmente custeado pelo Reciclar.

MENTORIA

Início do programa de conecta profissionais experientes aos jovens. O mentor, que passa por uma formação promovida pelo Reciclar, irá apoiar o jovem em suas escolhas e desafios profissionais

OFICINA CRIATIVA DE SOLUÇÕES

O jovem continua o aprendizado prático, desenvolvendo novos projetos na Oficina Criativa de Soluções.

PROJETO DE VIDA

Novas questões e desafios, em especial relacionadas à inserção no mercado de trabalho, são discutidas na Oficina de Projeto de Vida.

OFICINAS DE SUPORTE

Tem como premissa relacionar o curso escolhido pelo jovem com a prática, assegurando o bom desempenho na sua formação técnica.

PÓS-PROGRAMA

CURSO TÉCNICO + MENTORIA

Próximo da formação técnica, o jovem continua o programa de Mentoria.

APOIO A EMPREGABILIDADE

O Reciclar conecta o jovem às oportunidades no mercado de trabalho, que recebe profissionais engajados, colaborativos, críticos e responsáveis.

PERFIL DO JOVEM FORMADO PELO PROGRAMA

> Capacidade de desenvolver projetos

> Competência para trabalhar em rede e de forma colaborativa

> Visão ampla de mundo

> Formação técnica qualificada

> Sólida formação humana

PROCESSO DE SELEÇÃO

O Processo de seleção dos jovens é realizado anualmente, sempre no segundo semestre. Podem participar alunos da rede pública entre 15 e 16 anos que estejam no ensino médio.

Ao longo de todo o processo, os adolescentes têm a possibilidade de conhecer melhor as suas habilidades, se conectar com outros jovens que também estiverem participando do processo, além de refletir sobre os aprendizados obtidos durante a experiência e celebrar as conquistas.

Todas as atividades realizadas durante o período de seleção são acompanhadas por um comitê de seleção, permitindo ao Instituto Reciclar conhecer mais a fundo o perfil de cada jovem e selecionar os que tiverem muita vontade e determinação para construir uma carreira sólida.

Fonte: https://www.reciclar.org.br/pt/ComoAtuamos/detalhes/ProgramaReciclar


Categorias:

Emprego | Educação | Adolescência | Empreendedorismo | Economia | Cidadania |