Conheça as novidades da tecnologia aplicada ao esporte


Conheça as novidades da tecnologia aplicada ao esporte

A influência da tecnologia está presente em praticamente todos os esportes, de alguma maneira. Conheça um pouco mais sobre o assunto e qual a importância dessa relação.

Por Redação Atletis 20 de Janeiro de 2020

 5 min. de leitura

Tecnologia aplicada no esporte novidades

A tecnologia está rapidamente dominando todos os setores de nossas vidas. Já somos movidos por nossos celulares, computadores, smartwatchs, entre muitas outras tecnologias existentes por aí.

O esporte é mais uma dessas áreas que está, aos poucos, sendo adaptada para o uso da tecnologia.

A tecnologia no esporte acontece das mais variadas maneiras: desde as roupas usadas até os aplicativos que ajudam nos treinos.

A arbitragem é, provavelmente, o segmento que mais se beneficia da tecnologia, com auxílio de filmagens com câmeras profissionais de altíssima definição, entre muitos outros detalhes, os quais veremos mais, a seguir.

Quais os tipos de tecnologia usadas no esporte?

Tipos tecnologia usada esporte

Calçados e roupas são, hoje, fabricados com materiais específicos para cada tipo de modalidade.

As roupas de atletismo, por exemplo, antigamente feitas de algodão, são confeccionadas, atualmente, com microfibra, o que ajuda a transpirar melhor, diminuir o calor e não acabar os treinos e provas com roupas tão encharcadas, coladas ao corpo.

Além disso, esporte e tecnologia estão extremamente ligados através dos diversos aplicativos existentes que auxiliam os atletas a treinarem melhor. Para citar um exemplo, existem os aplicativos de corrida, que controlam tempo, velocidade, entre outros elementos que o corredor pode verificar para melhorar sua performance.

Mais do que isso: os próprios materiais esportivos estão sendo modificados e atualizados com o uso da tecnologia. Um exemplo são as bolas de futebol, que não são mais feitas de couro com costuras, mas, sim, fabricadas por meio de ligações térmicas que aumentam a velocidade da bola.

Quais modalidades se beneficiam da tecnologia

Quais modalidades beneficiam tecnologia

Praticamente todos os esportes podem fazer bom uso da tecnologia e alguns já têm meios bastante popularizados, como o futebol.

Há alguns anos, a bola chipada começou a ser usada para ajudar a arbitragem com lances difíceis, em que restam dúvidas sobre a bola ter entrado ou não no gol. Nesse caso, a bola contém um tipo de tecnologia que envia um sinal para a arbitragem, quando a linha do gol é ultrapassada.

Ainda quanto ao futebol, também começamos a ver muito o uso do VAR (árbitro assistente de vídeo), a partir da Copa do Mundo de 2018. É um tipo de auxílio para jogadas duvidosas ou lances sobre os quais o árbitro de campo não conseguiu ver claramente.

Plataformas de inscrições online

Outro exemplo que podemos citar é quanto a venda de ingressos que, hoje em dia, pode ser feita toda pela internet, através das plataformas de inscrições online, por meio das quais os atletas competidores podem adquirir com facilidade e segurança o seu ingresso.

Usar sites e aplicativos para realizar inscrições no evento e, também, a venda de ingressos é uma maneira de facilitar o acesso.

Antes da internet, todo esse processo era feito em lojas parceiras de maneira apenas presencial, o que impossibilitava muitos dos atletas a participarem da competição. Além disso, o processo era também, muitas vezes, manual, não gerando métricas e, por isso mesmo, não permitia um controle eficiente dos números.

Mesmo o público que iria apenas para torcer no evento acabava sendo prejudicado por, às vezes, não encontrar pontos de vendas próximos ou em locais convenientes, pensando nas suas rotinas.

Entretanto, agora existem os meios online para viabilizar as inscrições e vendas de ingresso, o que gera a comodidade para quem quer comprar e, consequentemente, um público maior para quem quer vender.

Mas, muito além disso, a tecnologia aplicada ao esporte aparece em várias modalidades.

Tecnologia presente nas modalidades

Natação

Roupas de material específico, que aumentam a velocidade de movimentação do atleta; câmeras no fundo da piscina, que permitem ver os movimentos exatos (ótimo para ajudar nos treinos e melhorar a movimentação).

Estes são alguns dos exemplos da tecnologia na modalidade da natação. É possível, ainda, encontrar um aparelho que permite ouvir toda a música, mesmo estando completamente dentro da água.

São ótimas dicas para montar um treino de natação, tendo auxílio de toda a tecnologia disponível no mercado. Aliás, é possível encontrar algumas delas em alguns clubes que oferecem aulas para iniciantes, também.

Atletismo

As roupas, atualmente, são feitas com materiais sintéticos e de melhor transpiração e o bloco de partida contém uma tecnologia que apita, caso um atleta queime a largada.

Também existem aplicativos para a hora do treino, como já citamos acima, os quais ajudam a controlar o tempo de corrida, a velocidade e até mesmo os movimentos realizados. Todas essas também são ótimas dicas para contar com uma motivação a mais para começar a correr.

Esgrima

Sensores eletrônicos são instalados às pontas das armas de cada esportista, o que ajuda a saber quando algum competidor for tocado durante a luta.

Tênis

A rede desse esporte contém uma tecnologia que apita sempre que a bolinha tocar na fita, quando o tenista fizer seu saque.

Além disso, através das imagens, permite verificar quando um lance tiver que ser revisado, para conferir se a bola caiu dentro ou fora de quadra.

Tecnologia para treinos

A importância da tecnologia no esporte é inquestionável e, principalmente nos treinos, ela pode ajudar muito a melhorar o desempenho dos atletas. Através de aplicativos, torna-se possível analisar diversas características e métricas essenciais.

Pode-se citar, como exemplo:

  • os picos de desempenho do atleta;
  • qual foi a movimentação que ele realizou (com o auxílio de câmeras); e
  • qual seria o modo correto para o movimento ser mais eficiente, mais velocidade, etc.

Para quem está envolvido nesse meio, seja atleta, treinador ou uma equipe de arbitragem, só existem benefícios ao usufruir da tecnologia aplicada ao esporte.

 

Fonte: https://www.atletis.com.br/tecnologia-aplicada-no-esporte-novidades


Categorias:

Tecnologia | Esporte |