Aguarde, carregando...

X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!

Artigo

Racismo É Um Mecanismo Complexo, Que Cria Vulnerabilidade E Poder, Por Silvio De Almeida
01/12/2020 Priscila Germosgeschi

Racismo é um mecanismo complexo, que cria vulnerabilidade e poder, por Silvio de Almeida

Silvio de Almeida é autor do livro "Racismo Estrutural" e não "O que é Racismo Estrutural", como aparece no crédito do vídeo. Como não é possível alterar os recursos visuais após a ção, pedimos desculpas pelo incoveniente. .

“Não existe racismo que não seja estrutural. Ele é um mecanismo muito complexo que cria, de um lado, vulnerabilidade, e, de outro, poder. Não existe racismo fora de uma relação de poder. Ele depende de estruturas sociais para que a discriminação continue sendo sistêmica”, analisa o jurista e professor da Fundação Getulio Vargas (FGV), Silvio Luiz de Almeida, em entrevista ao UM BRASIL – uma iniciativa da FecomercioSP.

Ele enfatiza que o racismo não se isola em um ato de violência, mas cria um sistema em que alguns são beneficiados, e outros, prejudicados socialmente. Almeida caracteriza essa estrutura como sendo constituída de Estado, ideologia, Direito e economia.

“É preciso ter mecanismos estatais funcionando, mecanismos ideológicos, para reproduzir esse imaginário social sobre o comportamento de pessoas de grupos racializados. É preciso ter mecanismos jurídicos que irão estabelecer o limite do comportamento das pessoas que pertencem a determinados grupos, e é preciso também mecanismos e estruturas econômicas.”

Ele enfatiza que essas estruturas, funcionando de maneira afinada, permitem que haja o racismo sistêmico. Na entrevista, o professor explica o sistema de vantagens e desvantagens sociais ao lembrar que as pessoas que ocupam cargos públicos, com maior remuneração, em sua maioria, são brancas.

“Se todo mundo é igual, se todo mundo convive bem e não há nenhuma barreira para os negros, como explicar que só os brancos estão em posição de poder e destaque? Que só há brancos ali? A única forma de se criar esse discurso, e conseguir lidar com a tensão, é [pela] meritocracia, ou seja, [dizer que] a pessoa chegou lá porque teve mais mérito”, critica. A entrevista é parte de uma série fruto de parceria do UM BRASIL com a Brazilian Student Association (BRASA).

Fonte: https://youtu.be/PF0r9DniS_E

 

DoisP - Cotas Raciais - Silvio Almeida

O Candeia Blog trouxe para o canal DoisP desta semana o advogado, mestre e doutor em Filosofia e Teoria Geral do Direito pela USP e presidente do Instituto Luiz Gama Silvio Luiz de Almeida para explanar sobre o racismo ainda muito presente no Brasil e esclarecer sobre a política de cotas raciais em diversos setores da sociedade.

Fonte:https://www.youtube.com/watch?v=2tUzcZ0nUMA&ab_channel=CanalDoisP-Candeia

 

História da discriminação racial na educação brasileira - Silvio Almeida - Escola da Vila 2018

Como a discriminação racial se estruturou no Brasil, em particular, no âmbito da educação.

Fonte:https://www.youtube.com/watch?v=gwMRRVPl_Yw&ab_channel=CentrodeForma%C3%A7%C3%A3odaVila

Tags



Posso Ajudar?

Este website utiliza cookies próprios e de terceiros a fim de personalizar o conteúdo, melhorar a experiência do usuário, fornecer funções de mídias sociais e analisar o tráfego.
Para continuar navegando você deve concordar com nossa Política de Privacidade.

Sim, eu aceito.