Fale Conosco:
✓
Mensagem enviada com sucesso!
Prezado(a) NOME. Obrigado por entrar em contato,
Informamos que recebemos sua mensagem, e que vamos responder o mais breve possível.
Atenciosamente Curso de Redação - Priscila Germosgeschi.
FECHARAguarde, carregando...
A pirólise é uma técnica de produção de energia renovável a partir de matéria orgânica, submetida a condições de alta temperatura, em um ambiente sem a presença de oxigênio.
Em forte expansão no país, a biomassa já responde por quase 10% da oferta de energia no país e tem potencial para crescer muito mais, segundo especialistas.
“Numa conta conservadora, a biomassa pode gerar o equivalente a quatro hidrelétricas de Itaipu em energia nos próximos anos”, afirmou José Dilce Rocha, pesquisador da Embrapa Agroenergia.
Sem dúvida, no momento em que o mundo vive uma crise energética sem precedentes, devido à disparada de preços do gás natural e do petróleo, a pirólise se destaca como alternativa promissora e sustentável para a produção de biocombustíveis, como o biogás, o bio-óleo e o carvão sintético.
Isso mostra por que esse é um excelente segmento para investir, principalmente em projetos inovadores diretamente ligados à economia real, com toda a segurança de um mercado regulado pela CVM.
No artigo de hoje, vamos conhecer melhor o potencial da biomassa em nossa matriz energética e explicar como você pode investir no mercado de biocombustíveis, que terá um crescimento explosivo no Brasil e no mundo nos próximos anos.
-Biomassa é a terceira maior fonte de energia utilizada no Brasil
-O que é pirólise e como funciona?
-Por que é tão vantajoso investir em geração de energia a partir da biomassa?
Biomassa é a terceira maior fonte de energia utilizada no Brasil
Parece filme de ficção científica ao melhor estilo “De Volta para o Futuro”, mas o fato é que a energia gerada a partir do lixo já é uma realidade no Brasil e no mundo.
A biomassa, como é chamada essa matéria orgânica de origem animal ou vegetal, já atende 9,58% da nossa demanda energética, consolidando-se como terceira principal fonte de energia do país, atrás apenas das hidrelétricas e parques eólicos.
Como explica Suani Coelho, coordenadora do Centro Nacional de Referência em Biomassa da USP:
Entre os exemplos de biomassa utilizada para geração de energia podemos citar plantações de árvores para aproveitamento energético (lenha e carvão vegetal), resíduos sólidos urbanos, resíduos rurais e até mesmo resíduos de animais.
De fato, a busca por fontes alternativas de energia renovável ressalta cada vez mais o papel da energia solar, eólica e da biomassa em nossa matriz energética e na redução da nossa dependência a combustíveis fósseis, cada vez mais caros, escassos e poluentes.
Saiba mais na matéria especial do Jornal da Globo a seguir:
O que é pirólise e como funciona?
A pirólise, também chamada de carbonização, é uma técnica bastante utilizada para converter matéria orgânica, como lenha ou resíduos agropecuários, em biocombustíveis, como carvão vegetal, biogás e bio-óleo.
De origem grega, a palavra pirólise significa “decomposição por calor” e utiliza resíduos orgânicos de origem animal ou vegetal para produzir energia e reduzir nossa dependência a combustíveis fósseis.
Todo o processo envolve o aquecimento do material original, a temperaturas entre 300°C e 500°C, sem a presença de oxigênio. Além do gás combustível, também é produzido alcatrão e ácido piro-lenhoso.
Em processos mais sofisticados, a temperatura é rigorosamente controlada para a coleta do material volátil, melhorando enormemente a qualidade do combustível gerado e o aproveitamento de resíduos. Com isso, a proporção de carvão produzido a partir do material original pode chegar a 30%, e o líquido produzido pode ser usado como óleo combustível, embora precise de redução de acidez.
Nos processos de pirólise rápida, que envolve temperaturas que podem chegar a 900°C, é possível obter um gás combustível rico em hidrogênio e monóxido de carbono, fazendo com que seja uma tecnologia altamente competitiva para gaseificação.
Vale lembrar que a pirólise também pode ser utilizada para o aproveitamento de resíduos vegetais provenientes de processos agroindustriais. Esses resíduos, como bagaço de cana, casca de arroz, de aveia, entre outros, são compactados em briquetes e, com a pirólise, adquirem maiores teores de carbono e poder calorífico. Isso permite que sejam usados com maior eficiência na geração de calor e potência.
Uma usina de biomassa funciona de modo muito semelhante a uma termelétrica, já que a energia é produzida a partir da queima do material orgânico e pode ser utilizada para autoconsumo ou injeção na rede elétrica. Entre os processos utilizados para produção de energia renovável estão a pirólise, a gasificação, a combustão e a co-combustão.
Por que é tão vantajoso investir em geração de energia a partir da biomassa?
A 26ª Conferência da ONU sobre Mudança Climática (de 31/10 a 12/11/2021) terá como um dos temas principais o incentivo à geração de energia renovável, como a biomassa.
O Brasil já possui uma das matrizes energéticas mais limpas do mundo, mas nossa alta dependência às barragens torna nosso sistema elétrico altamente vulnerável a mudanças no regime de chuvas, encarecendo a conta de luz dos consumidores e roubando competitividade das nossas empresas.
Investir em fontes alternativas de energia limpa, portanto, é uma forma inteligente de ter exposição a um setor que deve registrar crescimento explosivo nos próximos anos, principalmente por causa da atual escassez de energia fóssil e das emissões de gases de efeito estufa por ela gerada.
Por essa razão, investir em projetos de energia renovável é ter a segurança de um setor em franca expansão no mundo e que será essencial para o desenvolvimento econômico do Brasil nos próximos anos.
E fazer isso é muito fácil através do crowdfunding, modalidade de investimento coletivo em que um grupo de pessoas se une para colocar de pé projetos do seu interesse, seja na modalidade dívida, com a oferta de financiamento, seja na modalidade equity, em que os investidores se tornam sócios dos projetos.
Fonte: https://conteudos.bloxs.com.br/o-que-e-pirolise-e-como-investir