10 assuntos de História para Redação.

10 assuntos de História que podem cair na sua redação do Enem:

historia-redação-enem

1. Ditadura Militar

A Ditadura Militar Brasileira, ocorrida entre os anos de 1964 e 1985, ou seja fazendo esse ano 30 anos de seu fim, foi um período muito complexo da história brasileira. Esse período foi marcado pelo conhecido “Milagre Econômico”, que foi mantido pelos empréstimos com o exterior e também pelo triste episódio das torturas àqueles que eram considerados opositores do governo.

Temas Relacionados: Isso poderia ser usado em temas como…

  • Um tema possível é “O papel essencial dos direitos humanos para a sociedade”. Com a ditadura o povo percebe como é importante que se respeite os direitos humanos, dizendo não a qualquer tipo de utilização de poder para afetar física ou psicologicamente a população. Hoje, tortura é considerada crime e também uma violação grave aos direitos humanos.

2. Carta Magna da Inglaterra

A Carta Magna da Inglaterra, que foi criada em 1215, foi um marco na história mundial, ao passo que é o ponto primordial para que chegássemos ao que hoje conhecemos como constitucionalismo. Sua criação foi com o intuito de restringir o poder dos monarcas ingleses, coibindo assim o exercício do poder absolutista, sendo também o documento a dar direitos (no papel) ao povo inglês.

Temas Relacionados: Isso poderia ser usado em temas como…

  • A Carta Magna Inglesa pode ser utilizada em um tema que se refira a“Importância da constituição para um país”, já que a Constituição é a garantia de que teremos nossos direitos e deveres respeitados.

 

3. Constituição de 1988

A Constituição de 1988 é a nossa atual constituição, sendo considerada ainda muito recente, ela é apelidada de “Constituição Cidadã”. As principais conquistas legalizadas pela nova constituição foram as eleições diretas para presidente, o fim da censura e o direito de voto para analfabetos. Esta constituição trouxe nossa tão recente democracia, se preocupando imensamente com os direitos dos cidadãos.

  • Temas como “Redução da Maioridade Penal no Brasil eArmamento/Desarmamento Civil” são ótimas possibilidades para que você utilize-se da Constituição. Indo mais a fundo, pode citar até mesmo cláusulas pétreas e artigos para embasar sua opinião.

4. Redemocratização brasileira

 É o período da história que consistiu na transição da ditadura militar brasileira para o democracia brasileira, se adequando até ser tal qual conhecemos hoje. Esse momento teve seu inicio com a “abertura” política iniciada nos dois últimos governos militares e teve seu ápice com a criação da Constituição de 1988, porém seu marco primordial foi o ano de 1985 e a eleição, ainda que indireta, de um presidente civil, ou seja, completando 30 anos em 2015. Temas Relacionados: Isso poderia ser usado em temas como…

  • No tema “Como as manifestações populares podem conquistar mudanças num país?” podemos nos utilizar do exemplo das lutas e manifestações populares, como a “Passeata dos cem mil” (1968) e o “Movimento Diretas Já” (1984) exemplificando de que modo a luta de um povo pode mudar todo o panorama de um país, afinal, sem apoio não há legitimação da autoridade.

 

5. Revolução Francesa

Entre os anos de 1789 e 1799 houve agitado período na história francesa. Essas agitações sociopolíticas foram um divisor de águas para a história europeia do século XVIII influenciando movimentos além mar, como a Inconfidência Mineira aqui no Brasil. Este movimento botou abaixo o absolutismo monárquico e questionou toda uma estrutura vigente há centenas de anos. Além disso, trouxe à tona questões como a liberdade, a igualdade e a fraternidade, influências do Iluminismo.

Temas Relacionados: Isso poderia ser usado em temas como…

  • Os ideais iluministas da Revolução Francesa podem ser utilizados em tema como “De que maneira a igualdade de direitos muda uma sociedade?”. Falando sobre a antiga sociedade de privilégios e a mudança que o ideal de igualdade trouxe para a vida das pessoas.

 

6. Revolução Haitiana

O Haiti foi uma colônia francesa, o que fez com que no período da Revolução Francesa e dos ideais iluministas os haitianos entendessem que a igualdade deveria ser estendida para além França. A Revolução Haitiana uniu escravos e ex-escravos lado a lado para lutar pela condição da população negra.

  • Num tema como “O Racismo no Brasil: como combater esse mal no século XXI?” poderíamos nos utilizar desse exemplo para tratar sobre de que maneira o a união na luta contra o racismo pode alterar todo o panorama de uma sociedade.

 

7. Revolução dos Cravos

A Revolução dos Cravos, no dia 25 de abril de 1974, foi um belíssimo movimento pacífico que derrubou o governo autoritário de Salazar e estabeleceu a democracia lusa. Além disso, lutaram a favor da descolonização das colônias portuguesas. O movimento teve esse nome pelo ato do cravo, que era a flor “oficial” dos rebeldes, ser distribuída para as forças armadas e para a população.

Temas Relacionados: Isso poderia ser usado em temas como…

  • Para um tema como: “Desobediência civil e manifestações pacíficas: como mudar um país sem se utilizar da violência?” podemos utilizar o exemplo da Revolução dos Cravos como uma movimento pacifista e que conseguiu derrubar um regime ditatorial, o Estado Novo Português.

 

8. Queda do Muro de Berlim

Esse momento representou um marco no mundo contemporâneo, já que o muro foi o maior símbolo da divisão do mundo nos dois grandes blocos (URSS e EUA). Foi no ano de 1989 que a derrubada do muro, que dividiu inclusive família, aconteceu. Esse momento marcou a unificação alemã e a crise do socialismo.

Temas Relacionados: Isso poderia ser usado em temas como…

  • Podemos nos utilizar do exemplo da queda do muro para falar sobre um tema que trabalha com “Como as diferenças podem ser superadas e os “muros” podem ser derrubados no mundo atual?”. Dando o exemplo do muro como uma divisão de “diferenças” que na verdade ressaltou as igualdades e falta que faz a união.

9. Bombas de Hiroshima e Nagasaki

Foi no ano de 1945, há 70 anos, que as bombas atômicas norte-americanas foram lançadas contra as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki. Além de toda a devastação e as milhares de mortes de inocentes, os estadunidenses queriam provar que possuíam uma bomba atômica que estavam dispostos a usá-la caso se fizesse necessário.

Temas Relacionados: Isso poderia ser usado em temas como…

  • Um tema como “De que maneira a violência e a guerra podem acabar com a estrutura de um país?” pode-se utilizar do exemplo de destruição e mortes do lançamento das bombas atômicas para mostrar a importância de se estabelecer relações que por meio do diálogo solucionem problemas, não se utilizando da guerra.

10. Movimento Hippie

O movimento de contracultura conhecido como Movimento Hippie teve seu início na década de 1960, nos EUA. Eles acreditavam que o autoritarismo e as instituições tradicionais não possuíam legitimidade para se manter. Eram contra qualquer guerra e inclusive se manifestaram em relação a Guerra do Vietnã.

Temas Relacionados: Isso poderia ser usado em temas como…

  • No tema “O valor dos movimentos sociais na transformação de um país”esse exemplo pode ser usado para mostrar que a luta pacífica e as manifestações podem alterar a situação social e política de um país, contagiando inclusive a população de outros países.

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS AO SITE:http://desconversa.com.br/dicas-estudos/10-assuntos-de-historia-que-podem-cair-na-sua-redacao-do-enem/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *