Auschwitz

De todos os campos de concentração nazistas, Auschwitz, na Polônia é o mais conhecido pelo elevado número de mortes. Foram mais de um milhão de mortes, apenas neste local. Muitos questionam o porquê da manutenção de um lugar tão cruel, porém o motivo é justamente o outro lado dessa moeda: preservar para não esquecer e não permitir que aconteça novamente. O vídeo foi produzido pela BBC e utilizou drones para captar Auschwitz do alto e proporcionar uma visão mais ampla do local.

150126102625-01-auschwitz-liberation-0126-super-169

É de arrepiar imaginar que, pelo menos nos primeiros anos, as pessoas chegavam a este local imaginando que iriam trabalhar. Na entrada existe até uma placa “Arbeit Macht Frei”  (o trabalho o libertará). Muitos eram assassinados logo na chegada.

515y04mtFXL._SX326_BO1,204,203,200_Por coincidência, estou lendo o excelente “Man’s Search For Meaning“, escrito pelo psiquiatra austríaco Viktor Frankl, que foi prisioneiro em um Campo de concentração e que escreveu uma bela obra sobre a importância do propósito na vida das pessoas, o que segundo ele era o principal diferencial entre os que morriam e os sobreviventes.

Recomendo a leitura, não é focado apenas nos horrores do holocausto, mas sim na importância do propósito, é bem interessante.

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *